Veja o passo a passo de como fazer um fluxo de caixa para e-commerce
Confira, neste artigo, como um fluxo de caixa eficiente pode trazer ótimos resultados para a sua loja virtual
A gestão financeira de um negócio de comércio eletrônico depende fortemente do monitoramento do fluxo de caixa.
Ao compreender os fluxos de entrada e saída de seu negócio, você pode obter uma visão de sua saúde financeira e otimizar sua operação para se manter solvente.
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Embora possa parecer assustador para aqueles que estão começando a vender on-line, você pode gerenciar seu fluxo de caixa de forma eficiente e prática se você se organizar e planejar corretamente.
Veja mais detalhes sobre o assunto no decorrer deste artigo!
O que significa o fluxo de caixa para seu negócio virtual?
Manter o controle das atividades financeiras de uma empresa é basicamente fazer o fluxo de caixa.
Ele revela a saúde financeira de seu negócio.
Um fluxo de caixa positivo indica que os lucros de sua loja são maiores do que suas despesas.
Por outro lado, o negativo indica que seu negócio online está gastando mais do que está recebendo.
Uma boa administração permite que você tome decisões sólidas, com base no diagnóstico financeiro de sua empresa.
Isso lhe permite planejar estratégias que manterão seu negócio lucrativo e em crescimento.
Se perceber que tem mais contas a pagar do que contas a receber ao avaliar esse indicador, você pode analisar as possíveis causas e tomar medidas para reduzir os custos.
Também é fundamental identificar os tempos de maior e menor volume de vendas para seu negócio, a fim de garantir os pagamentos dentro do prazo e evitar perdas substanciais.
A sazonalidade no varejo exige um controle financeiro constante.
Antes desses momentos, você pode se preparar estrategicamente com mais eficácia para promoções, propagandas e negociações com fornecedores, por exemplo.
Como fazer um fluxo de caixa para seu e-commerce?
Para fazer um fluxo de caixa eficaz para sua loja virtual, é importante entender alguns passos.
Afinal, o controle de entradas e saídas de seu e-commerce é determinante para os resultados de sua administração.
Documente seus gastos
Para começar, identifique todos os custos de sua empresa.
Em seguida, liste seus custos fixos, tais como pagamentos a fornecedores, salários de funcionários e campanhas de marketing.
Considere as taxas associadas às plataformas, métodos de pagamento e software que você utiliza para seu negócio de comércio eletrônico.
Ao longo do mês, registre seus custos variáveis, tais como taxas de remessa, manutenção e emergências.
Cada custo deve ser categorizado para que você possa reconhecer suas maiores despesas – essa visão é fundamental para desenvolver iniciativas de redução de custos, controlar seu estoque e otimizar seus recursos.
Realize previsões sobre sua receita
O fluxo de caixa controla a entrada e saída de seu negócio, por isso também é importante documentar e projetar as receitas.
Se realiza vendas de forma recorrente, você pode começar registrando os ganhos que já conhece.
Para prever as vendas futuras, poderá usar o número médio de vendas por mês com base nos dados históricos dos últimos meses ou ano.
Procure sempre não cometer erros de cálculo, que podem levá-lo a fazer escolhas financeiras equivocadas e não alcançar sucesso.
Os consumidores brasileiros estão acostumados a fazer parcelas para suas compras: muitas pessoas preferem dividir seus pagamentos no maior número possível.
Cada um de seus pagamentos em dinheiro e parcelas deve ser separado para ter certeza de que você está rastreando corretamente sua renda.
Faça o registro de todos os dados levantados
Depois de registrar os ganhos e despesas de sua empresa em uma planilha ou programa de gestão financeira, é hora de registrá-los.
Você pode então acompanhar seu fluxo de caixa, compartilhá-lo com outros funcionários e controlá-lo periodicamente.
Uma lista de todas as suas transações, incluindo datas e categorias, deve ser registrada.
Além disso, pode querer listar sua receita de cada canal se você vender em vários canais além do site de sua loja on-line.
Comece registrando o saldo inicial de sua empresa para ter uma noção de seu quadro financeiro.
À medida que você publicar novos dados ao longo do tempo, esse saldo será atualizado para refletir as entradas e saídas.
Atualize seus dados e números constantemente
Mantenha seus dados de pagamento atualizados para garantir um fluxo de caixa preciso.
Estabeleça uma rotina de atualização, revisão e correção destas informações para determinar a frequência ideal para seu negócio.
Quem cuidará dessas tarefas no funcionamento diário de sua empresa de comércio eletrônico também deve ser determinado.
A correção de um único número incorreto pode arruinar seu plano financeiro.
Portanto, procedimentos de auditoria e conciliação bancária também são críticos para assegurar que as informações de sua conta reflitam seu fluxo de caixa.
Se descobrir alguma discrepância, basta corrigi-la e continuar atualizando seus dados.
É uma tolice coletar todas essas estatísticas se não investigar completamente a mensagem deles.
Assim, deve avaliar completamente a condição financeira de seu negócio usando relatórios semanais, quinzenais ou mensais.
O investimento pode ser mais eficientemente planejado e estrategicamente direcionado para melhorar sua operação, como resultado do monitoramento contínuo do fluxo de caixa.
Por que é importante ter uma contabilidade para e-commerce?
A maioria dos empresários está operando negócios digitais hoje em dia.
Entretanto, com a ajuda de um contador desde o início, seu empreendimento de comércio eletrônico será corretamente estruturado e lhe poupará dinheiro.
Por esse motivo, podemos ajudá-lo com seus negócios em seu e-commerce.
A gestão contábil adequada é crucial para manter uma empresa funcionando corretamente.
Ela ajudará a traduzir números e dados contábeis em processos decisórios mais eficazes que beneficiarão o futuro da empresa.
Além de condicionar os recursos, é alcançada uma organização mais eficiente.
Diante de todo esse cenário, o Grupo Readapt pode proporcionar diversos serviços especializados como uma contabilidade para e-commerce e um time de profissionais extremamente capacitados para ajudá-lo com tudo o que for necessário.
Por meio de nossa consultoria, garantimos benefícios como redução de custos e burocracias, bem como maior facilidade e todo o suporte técnico.
Como o Grupo Readapt pode auxiliar na sua gestão?
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