Não reduzir os custos operacionais em uma fábrica pode fazer com que os gastos com a manutenção de equipamentos excedam o lucro líquido anual do empreendimento!
Reduzir os custos com a manutenção de equipamentos na indústria é uma das maiores preocupações dos gestores do segmento. Isso porque a manutenção de máquinas e equipamentos representa um tipo de despesa dos mais significativos e impactantes para a lucratividade ou não do negócio.
Como resultado, os gerentes ou supervisores de manutenção, muitas vezes, vivem sob pressão para reduzir esses custos, pois, devido ao seu impacto no resultado financeiro final da corporação, a alta administração tem total interesse que a meta de redução de despesas com este tipo de serviço seja atingida, para que suas indústrias se mantenham competitivas e sustentáveis financeiramente.
Já aconteceu isso com você?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
O Grupo Readapt pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Percebemos que essa tem sido uma das maiores preocupações dos empresários e investidores do setor de manufatura, por isso, em nosso artigo de hoje, resolvemos trazer “6 dicas para reduzir os custos com a manutenção de equipamentos na Indústria”.
Esperamos que as dicas lhe sejam úteis e que você possa ter uma indústria muito rentável, lucrativa e com muita liquidez.
Boa leitura!
Impacto de não reduzir os custos com a manutenção de equipamentos nos lucros da indústria
Os maiores especialistas no ramo de manufatura afirmam que a maior despesa controlável em uma fábrica é a manutenção de máquinas e equipamentos. Portanto, a falta de controle destes custos em muitas indústrias pode fazer com que os gastos com a manutenção excedam o lucro líquido anual!
Os custos do departamento de manutenção também podem ser uma despesa significativa em outros tipos de instalações comerciais do empreendimento.
Você, como gestor, precisa pensar nisso!
Muitas vezes, pode parecer impossível encontrar maneiras de cortar ou reduzir os custos com a manutenção de equipamentos e máquinas em uma indústria — especialmente quando os equipamentos quebram constantemente e o setor de manutenção vive sobrecarregado.
No entanto, existem algumas coisas que podem ajudá-lo a controlar os gastos com manutenção de máquinas e atender às expectativas do cumprimento de metas de redução de custos de sua empresa.
Estratégias de redução de custos com manutenção de equipamentos e máquinas na indústria
1. Revise todos os procedimentos de manutenção e simplifique-os
O que significa isso?
É preciso que se acompanhe as tendências do setor e modifique os processos e procedimentos de manutenção constantemente. Em suma, algumas etapas que ainda são praticadas em seu processo de manutenção podem estar obsoletas.
Por exemplo, a inovação na fabricação de peças sobressalentes ou procedimentos e processos otimizados recentemente podem estar disponíveis para a sua fábrica e você ainda não percebeu.
Além disso, há uma tendência crescente de educação continuada e treinamentos diversos que podem ser aplicados para a melhoria dos processos.
Visando garantir que um trabalho seja feito corretamente, você pode adicionar algumas etapas mais detalhadas. No entanto, muita complexidade causará confusão.
Como resultado, as pessoas tenderão a preencher listas de verificação sem realmente executar as etapas.
Pesquisas mostram que as pessoas têm dificuldade em lidar com mais de sete itens ao mesmo tempo. Portanto, identifique as etapas mais importantes, especifique-as e treine seu time de profissionais para alcançar as metas de redução de custos com a manutenção de equipamentos e máquinas no seu negócio de manufatura.
2. Compreenda e siga práticas de trabalho seguras
Pode ser tentador cortar algumas etapas, economizar com algum procedimento importante de segurança e concluir o trabalho mais rapidamente. No entanto, isso pode ser um erro caro se houver um acidente grave ou se os técnicos ficarem feridos.
Acima de tudo, devemos garantir que os profissionais técnicos e operadores de equipamentos e máquinas tenham treinamento de segurança adequado e os sigam.
3. Melhor gerenciamento de manutenção previsível e imprevisível não planejada ou avaria
Como administrador, você e seu time de gestores devem criar um tempo dedicado para lidar com esse trabalho. Isso significa que vocês devem dividir cada dia ou semana em períodos para uma manutenção planejada com base em cada categoria de fabricação de seus produtos.
Por exemplo:
- Categoria A – deve ser feita as segundas-feiras a partir das 22h;
- Categoria B – deve ser feita todas as sextas-feiras a partir das 23h00m;
- Categoria C – deve ser realizada sempre que necessário, conforme o tipo de avaria ou necessidade do momento.
Resumindo, agendem a manutenção planejada, sempre nos dias planejados, e as manutenções não planejadas conforme o necessário para a categoria C.
Como resultado, isso pode ajudar a evitar problemas de manutenção em cascata e o combate contínuo a outros problemas que podem surgir pela falta rotineira de manutenção.
4. Crie um calendário de manutenção de trabalho programado no próximo mês, trimestre ou ano para equipamentos críticos
É preciso que, conforme salientamos na dica 3, que se compartilhe as datas programadas de manutenção em equipamentos críticos com todos os departamentos e operadores das máquinas.
Este tipo de planejamento serve para garantir que as manutenções não entrem em conflito com a produtividade da esteira. Isso é primordial para que haja considerável redução de custos com a manutenção de máquinas, aumente a produtividade e, consequentemente, os lucros exponenciais da corporação.
5. Eduque o pessoal que não é de manutenção para detectar possíveis problemas com os equipamentos e relatá-los
Por exemplo, um ruído incomum durante a operação da máquina que pode sinalizar uma possível falha no rolamento. Muitas vezes, o operador do equipamento, por estar muito envolvido na fabricação pode não perceber tal ruído, entretanto alguém estratégico pode perceber e avisar sobre tal barulho estranho no equipamento.
Havendo um sistema de gerenciamento de solicitações de manutenção em seus equipamentos compartilhado com pessoas fora da operação, é possível evitar muitos problemas.
Isso tornará mais fácil para outras pessoas solicitarem manutenção ou relatar possíveis problemas.
6. Tenha os parceiros certos – especialistas em contabilidade para a indústria
Sua preocupação com a redução de custos com a manutenção de máquinas na indústria é 100% legítima, e pode ser tentador querer resolver esse problema sozinho.
Você pode querer criar relatórios sofisticados, contratar sistemas, integrar esses sistemas com outros sistemas, contratar consultorias especializadas e manter recursos avançados de monitoramento ou previsão e assim por diante, o que pode ser muito custoso para qualquer negócio sem o olhar de especialistas em contabilidade de custos.
Mas isso é apenas parte da história…
Acima de tudo, do que adianta contratar tudo isso e não empreender esforços para que tudo funcione como realmente deve funcionar?
Se muitos dados sem estudos precisarem ser coletados, certamente isso não será feito.
Sendo assim, contar com uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para a indústria, irá favorecer com que a integração entre sistemas possa ser feita de forma harmoniosa. Portanto, isso resultará em dados inteligentes para o negócio.
Além disso, profissionais contábeis experientes irão apoiá-lo na visualização de todos os dados contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciários e legais do empreendimento.
Talvez você esteja se perguntando: “o que isso tem a ver com a redução de custos com a manutenção de equipamentos na indústria?”
TUDO!
Ao ter uma visão holística do seu negócio e ter a certeza de que ele está ou não, financeiramente seguro, isso faz com que você se atente aos detalhes que podem estar roubando sua lucratividade, por exemplo.
E, como falamos no início deste artigo, as despesas com a manutenção de máquinas em uma fábrica podem ser o fator preponderante para que o negócio não obtenha os lucros planejados.
Além de toda essa visão sobre as finanças da empresa, você terá a segurança de que sua indústria estará em total conformidade legal, mitigando riscos tributários e aproveitando todos os benefícios, créditos e isenções tributárias que só contadores experientes podem avaliar e sinalizar.
E mais, você não correrá riscos trabalhistas, pois os procedimentos do departamento pessoal serão executados adequadamente, além de os sócios estarem 100% cientes de suas responsabilidades e seguros sobre seus direitos.
Isso posto, uma empresa contábil especializada pode apoiar o crescimento de sua indústria em todos os níveis.
Que tal conversarmos sobre como reduzir os custos com a manutenção de equipamentos em sua indústria, através de uma estratégia contábil pensada, exclusivamente, para o seu tipo de corporação?
Clique no botão abaixo, agende sua reunião comum de nossos contadores e vamos, juntos, traçar uma estratégia para melhorar a lucratividade do seu negócio.
Se preferir, nos chame pelo botão do WhatsApp no canto inferior esquerdo desta página. Estamos esperando por você!
Até breve!
QUERO REDUZIR OS CUSTOS OPERACIONAIS EM MINHA INDÚSTRIA