Como estruturar o relatório de vendas para um e-commerce

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Aprenda A Realizar Um Relatorio De Suas Vendas Online Blog - Grupo Readapt

Guia completo para elaborar o relatório de suas vendas online

A criação e elaboração de relatório de vendas depende de passos essenciais a serem executados a partir da frente de vendas, supervisores, gerentes e gestores do setor comercial da empresa. Saiba como realizá-lo em seu e-commerce!

Você é proprietário de um e-commerce? Você está tendo problemas para obter seu relatório de vendas online? Se sim, você veio ao lugar certo! 

Estar atento às vendas online é essencial para qualquer empreendedor. Mas sabemos que elaborar o seu relatório de vendas pode ser uma tarefa assustadora, especialmente para aqueles que são novos no processo. 

Mas com a orientação e os recursos corretos, você pode ter certeza de ter um relatório eficiente e preciso. 

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O Grupo Readapt pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Por isso, no artigo de hoje, nós, do Grupo Readapt, preparamos um guia completo, com um passo a passo infalível, para que você possa elaborar um relatório de vendas para o seu e-commerce com facilidade. Confira agora mesmo!

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O que é um relatório de vendas online e qual a sua importância?

Trata-se de um documento que reúne informações do setor de vendas e de outros setores do negócio, como marketing, atendimento e estoque, a fim de traçar um diagnóstico sobre o desempenho comercial do e-commerce, bem como para elaborar estratégias e tomar decisões para melhorar seus resultados.

Considerando esse documento, a loja online poderá ter maior acesso a dados e informações para ajudar a elevar as vendas, incluindo tarefas como análise de relatório, observação de falhas de processos e valores envolvidos em cada transação.

Com as informações do relatório, também será possível ter uma maior percepção a respeito da qualidade dos produtos, quais produtos são mais procurados e o nível de produtividade.

Além disso, o relatório também é importante para:

  • Identificar falhas na jornada de compra;
  • Entender o perfil de compra dos clientes e criar personas;
  • Mapear a sazonalidade do seu mercado, identificando os períodos de maior e menor movimentação, etc.

Como realizar o relatório de vendas online?

Antes de falarmos sobre como elaborar o relatório de vendas, é fundamental que você saiba as métricas que não podem faltar no seu relatório, como:

  • Crescimento das vendas no período;
  • Desempenho por produto comercializado;
  • Performance por canal de marketing e de vendas;
  • Custo por aquisição de cliente (CAC);
  • Evolução do ticket médio;
  • Taxa de abandono de carrinho;
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI), etc.

Com esse ponto esclarecido, podemos entender como elaborar o relatório de vendas online para o seu e-commerce. Acompanhe o passo a passo!

Passo a passo para fazer um relatório de vendas online para o seu e-commerce

Esse relatório pode ser elaborado de diferentes modos a depender do seu negócio e objetivos. Desse modo, é fácil encontrar alguns modelos prontos na internet.

Entretanto, seja qual for o formato escolhido por você, é fundamental seguir as etapas abaixo:

Passo 1 – Defina o objetivo do seu relatório

O primeiro passo para a elaboração do seu relatório de vendas online é definir os seus objetivos. Essa etapa é essencial e dará e irá orientá-lo nas próximas etapas.

Seu objetivo deve apresentar as necessidades do seu e-commerce, tanto no momento atual quanto futuramente.

Com a definição do seu objetivo, você poderá melhor selecionar as métricas que devem ser analisadas e identificar as informações que deverão ser coletadas e analisadas.

Passo 2 – Colete os dados necessários

Agora que você já tem os objetivos bem definidos, chegou o momento de realizar a coleta dos dados.

Essa coleta pode ocorrer de diferentes formas, como através de anotações, redes sociais, plataformas de e-commerce, serviços de publicidade online, etc.

Passo 3 – Defina a periodicidade

É importante ressaltar que a criação do seu relatório de vendas deve ser periódica. Assim, será possível analisar e comparar os dados obtidos entre períodos diferentes.

Você pode, portanto, realizar esse trabalho de forma mensal, trimestral ou anual.

Mas atenção: quando falamos de uma operação comercial, quanto menor for o período entre as análises, mais assertivo serão os seus resultados.

Passo 4 – Cuidado com a linguagem adotada e com a apresentação do relatório

Sei que pode parecer estranho em um primeiro momento, mas você também precisa se preocupar com a linguagem utilizada e com a forma como o relatório será apresentado.

Isso porque, muitas pessoas em seu e-commerce irão precisar desse documento, até mesmo que não participou de sua criação.

Desse modo, é comum até mesmo criar diferentes versões do relatório de acordo com o público a que irá recebê-lo.

A sua equipe de marketing e de vendas, por exemplo, precisam de um documento mais detalhado, com todas as informações obtidas, para que possam utilizar essas informações para realizar melhorias na captação de clientes e realização das vendas.

Já os sócios podem preferir apenas um resumo das informações coletadas a fim de ter uma visão geral da situação do negócio.

Conte com o suporte especializado do Grupo Readapt

Ao saber como planejar e inserir o relatório de vendas online de forma profissional, o seu e-commerce só tem a ganhar.

Afinal, você pode utilizar esse documento como forma de organizar dados e usar esses dados para elaborar estratégias e tomar decisões em prol do crescimento e desenvolvimento do seu negócio, principalmente quando falamos em aumento de clientes, de vendas e de lucros.

Portanto, se você possui um e-commerce, mas não sabe como realizar um relatório de suas vendas online, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como organizar as vendas do seu negócio!

Afinal, nós, do Grupo Readapt, somos uma contabilidade especializada em e-commerce e vamos prestar todo o suporte necessário para que você mantenha o seu negócio organizado, saudável e lucrativo.

Conosco, você terá um suporte completo nas áreas contábil e fiscal para ter mais facilidade no dia a dia, redução de custos e de impostos, diminuição da burocracia, tecnologia especializada e um suporte de especialistas para garantir a conformidade do seu e-commerce. 

Aguardamos a sua mensagem!

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