Descubra como elaborar uma efetiva estrutura de custos de e-commerce
Se você pretende economizar e aumentar a sua margem de lucros, precisa urgentemente fazer uma estrutura de custos para o seu e-commerce!
A estrutura de custos de e-commerce é um dos principais fatores a serem considerados quando a empresa que atua através da internet busca a elaboração de um modelo de negócios lucrativo.
E esse tipo de estrutura precisa abranger os custos necessários para o funcionamento da empresa e entregar o nível de produtos, serviços e atendimento prometido para o cliente.
A partir de agora, você verá todos os detalhes que envolvem este tipo de investimento e porque ele precisa ser cuidadosamente calculado para evitar a quebra do seu negócio, confira!
Primeiro, é preciso ter a noção certa do negócio!
Geralmente, é bastante comum os empreendedores considerarem que montar uma empresa digital e um e-commerce é uma atividade simples e barata, de fato oferece mais acessibilidade e menor custo em comparação com a abertura de uma loja física e presencial.
Porém, a abertura de um negócio online também envolve custos de vendas, de criação de sites, administração de servidores e a contratação de profissionais para tais atividades.
Isso sem falar em outros custos vinculados às operações online de atendimento, venda e entrega, sendo importante que os custos sejam de pleno conhecimento dos gestores para a criação e manutenção de todas as estruturas virtuais e físicas para a manutenção do e-commerce.
Todos os custos devem ser levantados nas etapas pré e pós projeto, considerando todos os esforços e aplicações necessárias.
Para a criação de uma loja virtual há os custos de criação da loja, de implantação do sistema, ferramentas e até mesmo a formação de lista de fornecedores de produtos.
Na prática, o que é estrutura de custos de e-commerce?
Essa estrutura é um dos principais aspectos a serem levantados na elaboração do modelo de negócio de uma loja online.
Na prática, essa estrutura precisa elencar todos os custos que são de fato necessários para a implementação e funcionamento do novo empreendimento.
Inicialmente, há duas maneiras de uma empresa orientar suas ações, a primeira por meio do custo e a segunda por meio do valor.
Custo x Valor
Todo tipo de negócio por custo é orientado pelo fator de minimizar o custos para oferecer produtos e soluções mais baratas para o público.
Por outro lado, os empreendimentos orientados pelo valor focam na qualificação da marca e do produto a ser oferecido para o cliente, mesmo que a oferta esteja atrelada a produtos e serviços com preços mais elevados, mas que tenham qualidade mais alta.
Principais tipos de estruturas
A seguir apresentaremos os principais tipos de estruturas a serem seguidas pelas empresas e empreendedores que desejam ter um ecommerce de sucesso.
1 – Custos fixos
Referem-se aos custos que não se alteram, ou seja, que se mantêm independentemente da produção e venda.
2 – Custos variáveis
A depender da quantidade de itens produzidos e comercializados, as despesas podem se modificar.
3 – Economia de escala
Na economia de escala, se a produção for mais elevada, mais baixo será o custo de produção por unidade.
Porém, esse tipo de estruturação é aplicado em grandes empresas ou cadeias produtivas mais complexas.
4 – Economias de escopo
É adotado por grandes indústrias.
Embora a empresa defina várias linhas de produção, os custos reduzem, conforme o volume aumenta. Isso se dá porque há utilização de infraestrutura idêntica.
Por fim, observamos que para formação da estrutura de custos, no que se refere às pequenas empresas, mais notadamente as de e-commerce, o que ocorre é um mix entre os custos fixos e custos variáveis.
Como planejar tudo corretamente?
É importante ao empresário buscar saber como planejar a estrutura de custos, mesmo dentro de uma pequena empresa.
Para começar, é indicado diferenciar todos os custos, sejam variáveis ou fixos.
Os custos variáveis sempre dependem do volume de vendas, que se relaciona ao custo do frete, e custo da produção da mercadoria, dentre outros fatores. O gestor deve compreender que há custos específicos associados a cada produto a ser comercializado.
Já os custos fixos abrangem gastos que independem das vendas, tais como aluguel, pagamento de contadores e advogados, custos das mensalidades da plataforma de web usada, salários e outros.
O custo de divulgação
No contexto da estrutura de custos de e-commerce, temos ainda que indicar o custo de divulgação, afinal quem não é visto não é lembrado.
É importante aplicar estratégias de marketing e de desenvolvimento de canais de vendas que de forma adequada atendam ao cliente potencial.
O processo de pesquisa de mercado, identificação de públicos a serem abordados, desenvolvimento de produtos e serviços, seleção de fornecedores, processos de produção, cultura de atendimento e a comunicação a ser adotada como estratégia de divulgação estão entre as principais missões do marketing.
Desse modo, na estrutura de custos de e-commerce, o marketing também envolve diferentes tipos de custos a serem relacionados na base de cálculos.
Conte com a contabilidade especializada do Grupo Readapt
A estrutura de custos de e-commerce visa orientar o gestor ou empreendedor de um projeto de vendas na internet a enxergar todos os custos envolvidos no processo de criação ou aquisição de produtos a serem revendidos de modo seguro na internet, e até mesmo a venda de serviços contendo processos de atendimento e de entrega que sejam seguros.
Portanto, é fundamental realizá-la o quanto antes, se você deseja economizar e aumentar seus lucros.
Para isso, conte com a contabilidade especializada em e-commerce do Grupo Readapt para ajudá-lo.
Nossa equipe de especialistas está de plantão para orientá-lo e auxiliá-lo em todo o processo, portanto fale conosco e comece já a alavancar o seu negócio!
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